Páginas

Dragon Fable


Dragon Fable foi um designer, administrador e eventual postador de blogs sobre Club Penguin. Fez parte dos blogs Gelados do CP, Sundae CP e Fire at CP, além de contribuir com alguns projetos em blogs como Top Splash, CP Avalanche, Alaska CP, CP em Ação, Mullet CP, entre outros.


Certo... ao contrário de alguns no blog, estarei escrevendo este texto em primeira pessoa, pois acho que é crucial para representar alguns fatos e histórias do meu principal papel pelos blogs que passei, que é o designer.

Vou tentar colocar o máximo de trabalhos que fiz no passado e achei nos meus arquivos neste texto, que deve ser grande (gosto de escrever). Aproveite! :)

História

Tudo começou em alguma noite entre 2009 e 2010. Eu e 2 amigos (um deles era Poke Toke, que vou citar várias vezes ainda) costumávamos visitar blogs como CP Premium, até que nessa noite decidimos criar um blog de Club Penguin. Na verdade, só eu e Poke Toke acabamos ficando com o blog. Tínhamos um nome: Gelados do CP.

Gelados do CP

Essa foi o que vou chamar da "primeira fase" do GCP. Compreendeu o período entre o meu início do zero na blogosfera até as primeiras descobertas para o design.
No início, o blog era muito primitivo. Era um blog comum, típico de iniciantes: layout próprio do blogger, com um cabeçalho feito no Paint.

(Na verdade, antes de criar o GCP, eu já havia criado vários outros blogs simples e acho que o Poke Toke também, um chamado Club Penguin Muito Louco. O meu primeiro blog foi chamado Club Penguin Cream Soda, mas não passou de uma postagem, porque preferia juntar forças num novo blog, o Gelados do CP. Aqui algumas imagens do que era esse blog:

   )
Cabeçalho

Querendo deixar o blog mais bonito, eu e Poke Toke tentamos aprimorar nossas qualidades com o Paint. Ele teve uma ótima ideia: misturar WordArt com textos no Paint, para que as imagens ficassem melhor. E assim fomos indo, sempre com técnicas simples. Aqui algumas imagens nossas da época com esse estilo:
Cabeçalho

Primeira imagem de "regras do chat" que fizemos para o novo "xat" que colocamos no blog.


"Bys"/assinaturas de postagem do blog na época.

Fundo do "xat", um pouco posterior às imagens acima mas ainda no mesmo estilo.

Claramente, nessa época tínhamos pouquíssimos acessos. Quem postava no blog era eu, Poke Toke e nosso amigo Montador.
Comecei a acessar alguns blogs sobre design, nos quais podia-se fazer encomendas. Um que recordo o nome é o iPOP Design, sobre o qual nunca mais ouvi falar. Mas o mais importante para mim nessa época foi o blog do Parangole, que veio a ser meu amigo. Ele não usava o Paint ou outros programas mais simples para editar; fazia uso de uma ferramenta no próprio navegador, o Pixlr.com. Além disso, ele costumava inovar nos seus designs. Também me ensinou a usar o Pixlr e deu total apoio para que eu pudesse começar a desenvolver meus templates para os blogs. Não tenho certeza, mas acho que foi ele quem me ensinou a fazer o primeiro template; me passou o modelo ao menos (antes, tentei usar um programa chamado Artisteer para fazer templates, mas era pago :[ ).
Outra moda da época era os "designers" (se assim eu pudesse me chamar) tinham espécies de lojinhas que colocavam no perfil do usuário do Xat, para vender o trabalho. Aqui a minha (eu nem sabia fazer metade do que tem nela):
A verdade é que eu nem cobrava nada. Fazia por gosto, e para amigos. Foi aí que me veio mais um amigo da blogosfera, Lucas (Club Penguin em Ação). Acho, não tenho certeza, que ele também ia num dos blogs de design, e pediu um fundo para o Xat do seu blog. Fiz, junto com marca d'água:


Tudo isso usando o Pixlr, que Parangole me mostrou como usar e em quem eu me inspirava na época (acho que ele também tinha um blog de design :P). Note a diferença entre essas imagens com o Pixlr e as outras com o Paint: esse efeito de brilho que tem atrás da maioria das palavras. "Clássico".

Vendo nas imagens que tenho salvas, parece que postei num blog chamado Pinguins do Club Penguin durante esse período. Aqui o "By" (imagem com assinatura que se colocava no fim das postagens) que usei no blog e também no Gelados do CP. Pedi para alguém fazer ele no chat do blog Se Liga Penguin. Peço desculpas porque não lembro certamente quem o fez, mas acho que reencontrei a pessoa depois.

Assim fui indo. Vendo blogs, conversando nos chats, postando, fazendo design. Inclusive participei de alguns blogs de design, como um chamado "Pinguins Desenhando". Aqui alguns trabalhos que fiz no Pixlr, cada vez tentando melhorar:

Visto toda a evolução desde o início do Gelados do CP, eu, Poke Toke e Montador queríamos decidimos recomeçar. Deixamos o Gelados do CP e recomeçamos um blog do zero, criando o Sundae CP.

Sundae Club Penguin

Sobre esse período tenho tanto para escrever, não sei por onde começar.
Primeiramente, o link do blog ainda existe: sundaecp-blog.blogspot.com. Ele se encontra com seu último layout e as últimas postagens.

"Começando do começo", eu e Poke Toke arrumamos o blog. Contratamos postadores, fizemos o design. O blog começa com alguns postadores: Eu, Poke Toke, Montador, Ds105, Loword32 e com Parangole, que ainda me ajudava com algumas questões de design, inclusive do blog. Aqui o cabeçalho do 2º template do blog, ainda feito no Pixlr:


Nessa época, eu frequentava e tinha vários amigos no blog iPOP Club Penguin, o mesmo do iPOP Design citado antes. Inclusive fizemos uma parceria entre os blogs. Outro blog que eu frequentava bastante era os já citados Club Penguin em Ação (do Lucas) e Pinguins do Club Penguin. Fizemos parcerias com eles também.
Mudávamos o design do blog a cada festa que começava e acabava. Eu, Poke Toke e algumas vezes Parangole fazíamos os layouts. Aqui alguns templates que vieram após a festa ninja:


Esse eu achei fera demais :]

Decidimos abrir na época um concurso de postadores para o blog. Tivemos boa resposta visto o tamanho do blog na época. Se juntaram à equipe alguns postadores: Voltar 1564, Fofalindao, Touch, Amandam4, Oxford2012, Lucas (o mesmo do CP em Ação) e Brasileirope, que veio a ser de grande importância para o blog e também um grande amigo.

Nessa época, comecei a visitar mais o blog já citado Pinguins do CP. Os administradores, Niick e Júnior, ficaram bem meus amigos. Niick era designer e inclusive foi quem me ensinou a usar flash pela primeira vez.

Template de Natal feito para a ocasião.

Até agora, não tive a oportunidade de falar de um outro blog: o Top Splash. Top Splash, como muitos da blogosfera sabem, era um blog para os blogs. Nele, havia uma espécie de competição chamada Hot Splash, onde os blogs recebiam notas sobre postagens, design, conteúdo, etc. No entanto, pelo que eu me lembre, só 10 blogs participavam da competição. Tio the Best, o administrador do blog na época, decidiu criar o Hot Splash 2ª Divisão, em que blogs menores também podiam participar da competição, se tornarem reconhecidos e ainda disputar com os gigantes. Tamanha foi a felicidade quando nos candidatamos para participar e o Sundae CP foi aceito. A partir desse novo ano, o blog mudava de rumo, subia um degrau a mais.
Foi nessa época também que baixei o Photoshop e comecei a aprender a usá-lo, com ajuda de alguns tutoriais na internet.

Cabeçalho do blog depois do Natal, quando entramos no Hot Splash 2ª divisão.

O leitor que não vivenciou essa época pode estar se perguntando por que gostávamos de competir. É válida a questão. É como torcer para um time de futebol, exceto que você pode fazer melhor. E era muito legal tentar melhorar ao máximo o blog, para que recebêssemos uma nota alta na competição. Havia ainda o quadro Hot Post, em que um postador indicado de cada blog era avaliado e o melhor aumentava a nota do blog no Hot Splash. Corrigíamos quase tudo, e quase sempre passavam erros.
Após uma temporada, conseguimos nos classificar entre os melhores da 2ª divisão, subindo à primeira. Foi o auge do Sundae CP.


Cabeçalho do blog na ocasião. Fez parte do template final do Sundae CP.

Banner do blog nesse template.

Porém, o blog começou a decair. Eram poucos os que postavam e mal estávamos cuidando do blog. Uma briguinha boba entre mim e Montador foi o cúmulo. O Sundae CP estava chegando ao seu final...


Na época em que o Sundae estava no Hot Splash 2ª divisão, conheci dois grandes amigos: Luk Lion10 e Pedro Gribel. Ambos donos de blogs que concorriam no Hot Splash; Luk era do Fire At CP e Pedro Gribel do Tecnologia Club Penguin. Se tornaram gigantes amigos meus desse universo da blogosfera. Ambos me ajudaram muito com muita coisa, nem tem como citar tudo.

Apesar de ter fechado o Sundae CP, continuei frequentando vários blogs, inclusive o Top Splash, e conversando nos chats, além de continuar fazendo design. Aqui alguns dos trabalhos dessa época; vários nem foram utilizados:

  
                                                   Conceito de blog que fiz.

Inclusive nessa época criei um blog de designs (primeiro, Graphics Shop, junto com o Pedro; depois, chamado Ocean Design - oceandesign-od.blogspot.com.br, que fechou e reabriu mais tarde). Aliás, antes já entrei num outro blog de designs, o Designers do CP (designersdocp.blogspot.com), convidado pelo Conrado e pelo Pedro Gribel, no qual fiz um tutorial de como fazer um template bem básico, o primeiro tutorial disso (era muito básico mesmo). Aqui alguns dos trabalhos encomendados:

Fundo do chat do próprio Ocean Design.

 

Tive ainda alguns outros projetos nesse período, como o Lagoa CP, blog que criei mas acabei passando adiante para um amigo meu:


Ajudei também meu amigo Pedro Gribel a fazer um portal para seu blog; acabou não dando certo:


Ajudei ainda o Surfando, dono do CP Avalanche (por sinal muito gente boa), a fazer um template para lá:



Também ajudava meu amigo Luk Lion com algumas questões sobre design, é claro, sobre o Fire at CP (seu blog).

Decidi, então, que queria voltar com algum blog. Mas qual? Como? Cheguei à conclusão que queria reviver os velhos tempos, e voltar, junto a Poke Toke, com o Gelados do CP.

Gelados do CP (2)

Primeiro template na volta do Gelados do CP.

O blog começou muito bem. Com bons postadores: Poke Toke, Montador, iGabriel, Gugalincoln2 e Brasileirope - que eram do Sundae CP, Eduardo/Ninja82327 e Pedro Gribel/Peliboi, o blog chegava com tudo. Fomos admitidos de volta no Hot Splash logo no início. Se juntaram ao blog ainda Adryes, Darth/Fabrício - que tornou-se meu amigo e inclusive reencontrei tempos depois no Minecraft, Dofo - que veio a ser um bom amigo e já datava lá dos tempos que eu frequentava o iPOP Design, assim como Lucas (o mesmo citado anteriormente várias vezes), que também se juntou à equipe. Outro que entrou depois foi Pinguto4/Siloke, amigo que também voltei a encontrar no Minecraft depois de que saí do Club Penguin.
O Gelados do CP seguiu seu rumo, com postagens atualizadas. Durante esse tempo, fiz vários templates para o blog. Abaixo, um dos trabalhos:


Nessa época entrei também para o blog Top Splash, no quadro Hot Design, que era um dos critérios de avaliação para o Hot Splash. No entanto, eu não tinha muito tempo, e acabei saindo depois.
Eu era muito amigo de Luk nessa época, inclusive fizemos um evento entre vários blogs, incluindo o Fire at CP e o Gelados do CP:

Ajudei também ele com um rodapé num template para o Fire, na época da festa "Cabotagem do Rockhopper":

Também tive a oportunidade de fazer parte do blog CP Inovador, do Tmj15 (também muito gente boa).
Foi nesse tempo que me tornei o designer do Fire At CP. Aqui o primeiro template feito:


Mesmo sendo designer do Fire, continuei no Gelados do CP, que estava em alta. Achei um print salvo de quando ficamos entre as primeiras colocações do Hot Splash, inclusive acima de talvez o maior blog de Club Penguin da época, o CP Premium:

Eu não me lembrava disso até ver a foto; foi uma satisfação enorme ter conseguido uma posição tão alta :]

Alguns dos cabeçalhos que fiz em sequência para o Gelados do CP:


Quantos desses foram ao ar é que eu não faço a mínima ideia.

Sendo designer do Fire, também fiz alguns trabalhos:



Primeiro banner flash que fiz, com ajuda do Niick (do Pinguins do CP).

Fiz outros trabalhos, como este template para o blog do Fabrício, o Alaska Club Penguin:


Além disso, fiz alguns conceitos de template que eu anotava num caderno. Um deles era o primeiro template que fiz do Fire at CP, que mostrei acima, com o cabeçalho redondo; outro é este:


O Fire estava para completar 3 anos, e fiz com Luk um template especial retrô para a ocasião:

Fiz ainda alguns outros trabalhos:



Nessa época Luk, que era um dos melhores postadores da época, entrou por um tempo para ajudar no Gelados do CP :D
Com o clássico -q da época.

Depois, fizemos para o Fire um template que pode ser considerado um dos melhores (na minha opinião). Inovador, agradável e bonito, acho que foi um dos mais marcantes pro Fire naquela época:


Nessa época, porém, o Gelados do CP começou a decair. Estávamos cuidando menos do blog, e as postagens não se tornavam tão frequentes. Tentei inclusive mudar o template para dar uma renovada, mas não deu certo. O blog teve de fechar. Fiquei então só no Fire.

Fiz um grande amigo que foi postador no Gelados do CP e que sinto que devo falar sobre, que é o Toucinho. Acabou por sair da blogosfera logo antes de mim, mas era um ótimo amigo.

No link do Gelados do CP (gelados-do-cp.blogspot.com), há o blog com suas postagens e com o último template utilizado, que é este:
Feito por mim e por Poke Toke.

Agora, o trabalho que achei o melhor que já fiz: o template natalino do Fire at CP. Aperfeiçoei o que eu sabia de Flash pra fazer aquele template, e ficou, na minha opinião, sensacional. Lembro que fiquei a noite e a madrugada inteira colocando o template no blog, de tão complicado que era deixar tudo certinho. Fiquei conversando até às 6 da manhã no chat com um amigo que infelizmente não lembro o nome.
Aqui o template, que foi meu último para qualquer blog:

Obviamente, por ser um template com Flash, é impossível ver o real efeito que ele tem. Portanto, para vê-lo na íntegra, pode acessar o meu blog que eu usava para testar templates e que ainda está com ele: blogcpdragon2.blogspot.com.br.

Outro trabalho que fiz, utilizando bastante o Flash, foi um portal para um projeto que o Eckounld me pediu para ajudar. O nome era Pizza Studios. Por ser um arquivo pesado, não colocarei direto na postagem, mas deixarei o link se quiser acessar:

Depois, fiquei ainda mais algum tempo vagando pelos blogs e conversando com meus amigos da blogosfera. Porém, cheguei então à conclusão que já vinha pensando há algum tempo - deixar a blogosfera. Numa tarde no início de 2013, foi com aperto que fiz a postagem no Fire sobre minha saída, e fui. Claro que continuei me comunicando com meus amigos pelo Twitter, mas é diferente do que era antes nos blogs. Aqui uma cópia da minha postagem de despedida: http://gelados-do-cp.blogspot.com.br/2007/09/tchauzinho.html.

Observações: 

1. Alguns meses depois do Fire fechar, bastante tempo depois de eu sair da blogosfera, Luk ainda me convidou para tentar recomeçar com o blog. Não lembro porque recusei, mas eu nem jogava mais o jogo :P

2. Tenho que citar aqui o nome de alguns amigos de longa data, como Nx20 (Narutox), que conheci acho que no Designers do CP ainda; e do Pipoca, que acabei reencontrando também depois no Minecraft.

3. Acho interessante citar um dia que voltei correndo na chuva do clube para assistir à cerimônia de premiação de fim de ano do Top Splash. Não lembro se o Gelados do CP estava concorrendo, mas lembro que eu estava concorrendo como melhor designer e o Fire em algumas categorias. Também não lembro se ganhei ou se o blog ganhou D:

4. Sobre o texto do Luk no Museum CP, queria agradecer a ele por não ter fechado o Fire quando eu saí. Se você tivesse fechado e eu ficasse sabendo, eu voltava a mil pra te ajudar a abrir de volta, pelamor haha


Para finalizar, queria agradecer aos administradores do blog por terem me dado a oportunidade de eternizar (eternizar?) o que me lembro da minha história na blogosfera. Sei que não era só um monte de crianças e adolescentes postando em blogs e conversando, tinha uma essência (lol). Era algo especial, diferente. Me ajudou muito a melhorar diversas características, como a escrever textos (ao corrigir todas as postagens para o Hot Splash; isso foi uma base muito boa para mim), a usar ferramentas de edição. Aprendi a mexer em HTML, em Flash, no Photoshop, a administrar uma equipe e um blog. Tudo isso por causa dessa relação que tínhamos graças aos blogs de Club Penguin. Mas, é claro, o mais importante foram as experiências vividas e os amigos que achamos. Passei agora uma tarde inteira fazendo esse texto, mas com certeza valeu a pena escrever o que lembro. Peço desculpas já se esqueci de alguém, é muito difícil de lembrar de todos depois de vários anos. Obviamente isso é uma autobiografia, então é a visão que eu tive dos acontecimentos.
Ficou meio melancólico esse fim, mas isso é só uma biografia. Obrigado por ler até aqui, espero que tenha valido a pena. Bom dia/boa tarde/boa noite!